quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MICOSE

Como se pega a micose?
Há uma falsa idéia de que micoses são contraídas apenas em praias ou piscinas, mas os fungos  habitam praticamente todos os lugares. Assim, as micoses podem ser contraídas nos mais diversos ambientes, especialmente em lugares quentes e úmidos como vestiários, boxes de banheiros, alguns ambientes profissionais em que prevalece a umidade ou ainda  por questões higiênicas, aumento de sudorese, uso de tecidos sintéticos (que aumentam a sudorese, não absorvendo o suor e consequentemente criando um ambiente úmido). Quando uma micose se instala nas unhas, esta pode sofrer um espessamento, alterar sua forma e aparência, mudar sua coloração, algumas vezes se tornar mais frágil e quebradiça e, em outros casos, fica endurecida.
Algumas vezes a unha pode descolar-se da pele do dedo. As micoses de unha podem ser causadas por diferentes fungos e podem se apresentar de formas diferentes, demonstrando apenas um ou combinações dos sinais descritos acima. Em outros casos, as micoses de unha não apresentam sintomas, mas podem ser a porta de entrada para outras infeções, como a erisipela (que é uma infecção de pele)  e pode gerar dor, mal estar, inchaço e febre. Por isso é imprescindível consultar um dermatologista para diagnosticar a micose de unha corretamente. Prevenção e Cuidados
Como prevenir as micoses
• Bons cuidados higiênicos.• Usar roupas e meias de algodão.• Manter os ambientes limpos e secos.• Não usar roupas e calçados inadequados e apertados.• Secar a pele após o banho, piscina, praia, ou quaisquer outras atividades que deixem a pele úmida, com especial atenção para regiões de dobras como virilha, entre os dedos, embaixo das mamas, etc…• Evitar o uso excessivo de sabões, sabões inadequados ou outros procedimentos agressivos  à pele que alterem suas condiçãoes normais, como uso agressivo de esponjas ou buchas, pois isso pode diminuir as defesas naturais da pele, facilitando a infecção por fungos.• Sempre que tiver alguma suspeita de micose, procure o médico para diagnosticá-la e tratá-la corretamente.• Existem outras doenças de pele que têm sintomas semelhantes ao das micoses. Por isso é sempre necessário consultar um médico para que as micoses sejam corretamente diagnosticadas e tratadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário